quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

A CONQUISTA DA TERRA DE CANAÃ, TEM ALGO A NOS INSTRUIR?

Mas à tribo de Levi, contudo, Moisés não outorgou herança material,
porquanto, Yahweh, o Deus de Israel, é a sua plena herança, como lhe havia prometido!
Estas sãos as terras que os filhos de Israel receberam por herança na região de Canaã,
 e que o sacerdote Eleazar, Josué, filho de Num, e os cabeças dos pais das tribos dos israelitas repartiram entre eles. A divisão da herança foi estabelecida por sorteio entre as nove tribos e meia, como Yahwehhavia orientado por meio de Moisés, porquanto Moisés já tinha concedido herança às duas tribos e meia a leste do Jordão. Contudo, aos levitas não havia distribuído herança entre eles. Os filhos de José, porém, formavam duas tribos, Manassés e Efraim, e não se deu na terra parte alguma aos levitas, senão cidades para nelas habitarem, com as pastagens para seu gado e a sua manutenção.

 ( Josué 13.33 – 14.4 )
Pensando sobre essa passagem, e considerando que ainda tem mais pontos e detalhes, me vem o pensamento: não seria mais natural/prático/divino/perfeito/etc, o Jeová Jiré dar o mapa, ou, designar qual seria a terra de cada tribo, de cada clã...e naturalmente, dar Jerusalém a Tribo de Levi!?
Lendo alguns versículos, e considerando o contexto todo de Josué e Números, o qual irá nos relatar que cada tribo conquistaria sua parte da terra dos cananeus, com ajuda das outras, em meio a guerra após o sorteio. Parece que o Senhor queria prová-los, e quem sabe até dificultar sua conquista mas não. O Senhor queria, que o povo, em todos os momentos orasse e dependesse do favor e direção de Deus.
Entender, compreender e aplicar a Palavra, parece impossível. Mas, sabemos que pela ajuda do Espírito Santo, pela comunhão com a igreja e irmãos, pela audição das pregações conseguimos muito êxito.
E nosso objetivo é a salvação de nossa alma, bem como dar frutos nessa Terra. Para isso, seria muito bom, termos um “manual”, claro e fácil!
Não conseguimos bolar uma receita, ou traçar um mapa, ou uma relação de mandamentos para adquirir a Salvação, ou seja, nossa morada no Céu.
Da mesma forma, podemos comparar que os Israelitas passaram por essas dúvidas na conquista de Canaã, pois eles também tiveram casos de: irmãos que sem esforço já tiveram sua bênção, outros tiveram que lutar, e ainda ficaram sem ver sua recompensa. Para completar a semelhança, os Levitas, não ganharam terra deles (eles poderiam morar e criar somente nas terras que eram usadas pelo serviço religioso). Nesse período, em que ainda está fresco em nossa memória, o relato do Pastor que se suicidou, ao qual o sentimento dele era de abandono bem como é hoje. Os Levitas moravam em terras onde ficavam os acusados de crimes, onde eram feitos os cultos, onde era o caminho para se ir ao templo e eles contavam com a fidelidade dos outros a Deus (sendo o povo fiel aos sacrifício e dízimos, nunca iria faltar seu sustento. Tendo uma sociedade justa/sem crimes, as terras poderiam ser usufruídas por eles, com toda liberdade). Tudo os fazia a orar e depender de Deus, entretanto, ainda mais os obrigava a interceder pelo povo. Mas, o povo também, clamava a Deus, desde o momento de tirar a sorte pela terra, passando pelo clamor a Deus, para que seus irmãos os ajudassem na batalha pela conquista da terra. E mais ainda clamavam a Deus para que a vitória perante os inimigos viesse!
Na minha percepção, quando havia o sorteio da terra o povo não ficava indiferente com o caso! Mas, creio que os Líderes, estimulavam o povo para orar e pedir a Deus, aquele desejado, ou seja, o melhor pedaço de terra.
Hoje, para a nossa caminhada cristã e mais importante para conquista da nossa mansão celestial/nossa salvação, também devemos proceder com essa receitada do povo israelita

Nenhum comentário:

Postar um comentário